Trata-se da fase 2 da usina da Elera Renováveis que terá potência de 356 MWp e será instalada em Janaúba (MG)

Por Robson Rodrigues, Valor — São Paulo Fonte: valor.globo.com

O consórcio construtor composto pelas empresas AgisNova Engevix e KPE fechou um contrato de R$ 235 milhões com a Elera Renováveis, braço do fundo canadense Brookfield, para a construção da segunda fase da usina solar de Janaúba, em Minas Gerais.

A fase 2 da usina terá potência de 356 MWp e será instalada em Janaúba (MG), a cerca de 550 quilômetros ao norte de Belo Horizonte. A região tinha vocação para o agronegócio, mas se tornou um dos maiores polos de investimento em energia solar do Brasil, por conta dos altos índices de irradiação, poucas nuvens e terras baratas para se construir.

As fatias do contrato serão divididas em 33% para a Nova Engevix, 33% para a KPE Engenharia e 34 % de participação para Ferreira Guedes, controlada da Agis.

As obras iniciais, como a montagem de canteiro e limpeza do terreno, já começaram e a expectativa é que o projeto gere cerca de 1.500 empregos para uma região que abriga aproximadamente 70 mil habitantes.

Em entrevista ao Valor, o acionista da holding Nova Participações, controladora da Nova Engevix, José Antunes Sobrinho, conta que o setor de energia já faz parte da estratégia de negócios da empresa e os investimentos em energia solar estão no plano de diversificação de negócios da empresa, que costuma atuar em larga escala em projetos de geração de energia, especialmente, hidroelétricos.

“Dois terços dos projetos hidrelétricos têm o nosso dedo. Queremos crescer mais para outros segmentos renováveis, como construção e projetos de solar (…). Temos um parque solar próprio que queremos implementar em Sergipe de 100 MW, além de outras usinas de biomassa”, diz o executivo.

Antunes enxerga ainda um importante mercado de transmissão e subestações para escoar a produção de energia nos parques do Brasil para os centros consumidores. Resolvido este gargalo, as regiões poderiam exportar energia para os centros consumidores com mais facilidade. No plano estratégico, a Nova Engevix pretende reforçar a atuação como empresa no planejamento, compras e execução dos empreendimentos.

Janaúba é o maior empreendimento solar da Elera em construção, totalizando 1,2 GWp de capacidade instalada e investimentos que totalizam R$ 2,3 bilhões. Com um total de 2, 2 milhões de módulos fotovoltaicos, sendo cerca de 700 mil módulos apenas na fase dois, o complexo ocupa uma área total de mais de 3 mil hectares.

Em equivalência energética, quando a usina estiver pronta, a energia gerada pelo somatório das fases 1 e 2 pode abastecer uma cidade de 4,1 milhões de pessoas, o equivalente a Manaus e Curitiba juntas.

Em equivalência energética, quando a usina estiver pronta, a energia gerada pelo somatório das fases 1 e 2 pode abastecer uma cidade de 4,1 milhões de pessoas, o equivalente a Manaus e Curitiba juntas.

Quando a usina estiver pronta, a energia gerada pelo somatório das fases 1 e 2 pode abastecer uma cidade de 4,1 milhões de pessoas — Foto: Pixabay

Fonte: valor.globo.com