Publicado em 13/07/2020

Nova Participações adere ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra à Corrupção
Como signatária do grupo de trabalho criado pelo Instituto Ethos, a holding se compromete a promover um mercado mais íntegro e ético no Brasil

Nova Participações, holding controladora da Nova Engevix Engenharia e da Nova Engevix Construções, acaba de se tornar membro do Pacto Empresarial pela Integridade e contra à Corrupção do Instituto Ethos.

O Pacto é composto de um grupo de empresas comprometidas em divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente.

Além disso, os integrantes do Pacto Empresarial devem combater qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessária.

“A adesão ao Pacto tem um significado especial para todos os colaboradores do Grupo, pois, desde 2017, trabalhamos continuamente pela melhoria da governança e pelo fortalecimento dos processos, garantindo uma conduta ética e transparente em todos os negócios do Grupo Nova Participações”, afirma Adjair da Cunha dos Santos, Diretor de Governança e Integridade do Grupo.

Segundo ele, a história desta nova estratégia de trabalho teve início com a criação de uma área específica para cuidar de temas como ética e integridade, que atua de forma independente e transversal por todas as unidades do Grupo, disseminando comportamentos éticos e gestão de negócios com integridade. “O exemplo e apoio da alta liderança, somado as mudanças de processos, implementações de diretrizes claras, além da conscientização dos gestores, colaboradores e parceiros foram fundamentais para a criação do nosso Programa de Integridade”, lembra.

Com a implantação do Programa de Integridade, a Nova Participações constituiu o Comitê Consultivo de Ética e Integridade, formado por profissionais experientes no assunto, na qualidade de consultores externos, a fim de garantir uma atuação totalmente independente e autônoma. Esse Comitê consultivo apresenta recomendações e melhores práticas de compliance na condução do Programa de Integridade.

Em 2019, a área de ética e integridade sofreu uma reestruturação e em 2020 foi elevada ao status de Diretoria de Governança e Integridade. Essas ações contribuíram para importantes e benéficas atualizações no Programa, como por exemplo: a contínua revisão do Código de Ética e Conduta; a disseminação de políticas e procedimentos para a prevenção, detecção e remediação de possíveis atos de fraude e corrupção; a constante capacitação da liderança e colaboradores em ética e integridade, e a implementação do processo de Due Diligence de Terceiros.

O quadro de colaboradores com dedicação exclusiva à execução e aperfeiçoamento do Programa de Integridade aumentou, e houve ainda a confecção do Risk Assessment (avaliação de riscos de corrupção) por empresa terceirizada. “Isso viabilizou a identificação de mecanismos de mitigação de possíveis riscos de integridade aos quais o Grupo pudesse estar exposto”, acrescenta o executivo.

Esses esforços ganham, agora, um marco relevante na linha do tempo da Nova Participações com a adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. No papel de signatária, a holding terá acesso a uma ampla rede de contatos e experiências de empresas e se beneficiará de um conjunto de diretrizes e procedimentos, podendo atuar de forma efetiva e transparente no relacionamento com os poderes públicos.

Os princípios do Pacto Empresarial estão baseados na Carta de Princípios de Responsabilidade Social, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º princípio do Pacto Global e nas diretrizes da OCDE.


Sobre a Nova Participações – Holding de empresas com foco em engenharia consultiva, que desenvolvem projetos e viabilizam operações nas áreas de infraestrutura, saneamento, energia e indústria. Detentora de um dos maiores acervos de projetos de engenharia do Brasil, é pioneira em técnicas inovadoras e no uso de tecnologia avançada em projetos vitais no Brasil e no exterior.